A imagem do gênero
Patrícia Agripino de Lima1, Angélica Ferreira da Costa2, Evelin Carolyne de França2, Rita Cristiana Barbosa 3, Vivian Galdino de Andrade 4
Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas/CCHSA -
Departamento de Educação/DE - UFPB/CAMPUS III
RESUMO:
Este artigo é fruto de um resultado ainda inconcluso das pesquisas, reflexões e ações do Projeto: “Debate por Imagens: Formação de sujeitos a partir da leitura de imagens paradas e em movimento que tematizam gênero, cultura, diversidade, direitos humanos e violência”, que foi implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto localizado na cidade de Solânea - PB. O projeto está em andamento sendo realizado com os alunos das séries finais do ensino fundamental e tem por objetivo: oferecer formação a partir de indagações e debates sobre imagens e seus eixos articuladores, problematizando questões sobre gênero, cultura, diversidade, direitos humanos e violência, oportunizando a teorização e a reflexão sobre tais temáticas. Este texto apresenta os resultados preliminares do projeto, através de imagens paradas e em movimento.
Palavras – chave: Formação; Imagem; Diversidade.
1 – INTRODUÇÃO
A escola tem papel fundamental no que diz respeito à formação cidadã dos seus alunos. É nela que os valores, adquiridos por meio da família e da vida em sociedade são colocados à mostra. Os educadores têm por responsabilidade trabalhar esses valores existentes no cotidiano escolar, visando o respeito às diferenças. Sem dúvida um dos grandes desafios hoje na educação é combater a violência, muitas vezes gerada pela intolerância e pelas desigualdades/diferenças culturais e de gênero.
A pesquisa sobre violência nas escolas: O bé-a-bá da intolerância e da discriminação UNESCO-UNICEF, discute que:
Para entender o fenômeno da violência nas