A profissão do geógrafo
ICHI
GEOGRAFIA BACHARELADO
A Profissão do Geógrafo
A regulamentação da profissão A profissão do geógrafo existe desde o final do século XIX, e vêm desde então, passando por certos aperfeiçoamentos, que tendem a regulamentar essa profissão de uma forma mais completa, se isso realmente for capaz, uma vez que essa profissão e detentora de uma gama de possibilidades dentro das diversas áreas de sua atuação. A tentativa de se regulamenta a profissão de geógrafo, culminou com a lei 6.664, de 26 de junho de 1979, que estabeleceu diversas atribuições para o profissional em geografia, possibilitando com isso, a aplicação de seus conhecimentos em diversas áreas, uma vez que, com o amparo legal, possibilitou com que o profissional tenha uma bagagem não só acadêmica, mas também legal.
A interdisciplinaridade e a atuação do Geógrafo É importante observar que as áreas de atuação do geógrafo, são as mais diversas possíveis, sua formação é muito importante para a realização de seus trabalhos, preparo acadêmico composto por uma formação teórico-metodológico, técnico-científico, além de sua postura critica e ética. São muito valorizadas em sua formação. Dessa forma, adquirir-se uma postura bastante importante para sua atuação frente os desafios que o cerca. Porém algo intrínseco a essa possibilidade e a certeza que o trabalho em conjunto com outros profissionais, é uma realidade. Para que um determinado estudo seja feito, principalmente aqueles de caráter ambiental, os quais necessitam da chamada interdisciplinaridade.
Podemos perceber que o geógrafo é bastante capaz de engajar estudos na área ambiental, mas a sua atuação junto a outros profissionais, esta na sua postura crítica e ética, que são essenciais quando há necessidade de se orientar um estudo ou empreendimento, pela perspectiva da justiça e qualidade ambiental. A justiça e qualidade podem ser os itens, apenas vistos pelo geógrafo, de acordo com o seguinte comentário: