PETAR
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
UNISA
Resenha da obra: LACOSTE, Y. (1929) A Geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra
Nome: Cleone Ferreira Mayrink Ra: 2818892
3° sem. Geografia
São Paulo
2013
Introdução
Yves Lacoste é considerado um dos fundadores da geografia moderna, ele é Francês e seus trabalhos tentam revelar uma face oculta da geografia, que ele coloca como um caráter político. Aqui será relatado uma breve resenha de uma das suas mais importantes obras, para que possamos refletir e pensarmos a importância da geografia no contexto atual.
Posso iniciar esta breve resenha da importante obra de Yves Lacoste “A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”, colocando um ponto importante de Lacoste, que é o fato de ele sistematizar a geografia de uma maneira renovadora, ele consegue deixar de lado diversas questões e propões algumas outras. A geografia por sua vez sempre esteve em constante sistematização desde o determinismo de Ratzel ou até mesmo o possibilismo de La Blache, ou, por exemplo, os questionamentos no âmbito da geografia física e humana, contudo existe uma questão que perpassa a obra colocando assim o leitor em reflexão e mais ainda numa intriga de pensamentos a respeito da geografia; para que serve a geografia? Qual a sua função social? Possui ela alguma função que não seja somente a de dar aulas de geografia? Estas e algumas outras questões serão levantadas no decorrer da obra por Lacoste.
Resenha da obra: LACOSTE, Y. (1929) A Geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra
_____________________________________________________________
Já tivemos oportunidades em nossas aulas no decorrer do curso de geografia, de realizar diversas discussões a respeito da sistematização da Geografia, suas principais fases e seu desenvolvimento como ciência, o fato é que gostaria de abordar uma