Petar
Muita gente já ouviu falar do Grand Canyon, nos Estados Unidos, mas nem todo mundo sabe que o Brasil também tem lá seus grandes desfiladeiros. E que também impressionam bastante. Quem já esteve na Serra Gaúcha, diante dos cânions dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral, há de concordar. Mesmo assim, a maioria dos turistas que visita Gramado e Canela para curtir o charme do inverno no Sul nem se dá conta que do outro lado daqueles montes, a 120 km dali, esconde-se uma das paisagens mais espetaculares do Brasil.
Basta tentar lembrar quantas vezes você já ouviu falar dos cânions brasileiros. Provavelmente não muitas. A região começou a atrair alguma atenção nacional somente depois que a Globo exibiu as paisagens no seriado A Casa das Sete Mulheres, em 2004, muito embora o palco das batalhas da Guerra dos Farrapos tenha sido longe dali.
O curioso é que os tais cânions estão lá postados há milhões de anos, desde que sucessivos terremotos sacudiram a terra, abrindo grandes fendas no solo, e posteriormente, com a ação paciente das águas, deram origem a uma seqüência de abismos que se estendem por quase 250 km. Juntos, compõem um imenso degrau geográfico, de paredões espantosamente vertiginosos, em alguns pontos com quase mil metros de altura, que separa o planalto gaúcho da planície de Santa Catarina, já quase ao nível do mar.
Os rios que correm nos campos de cima da serra despencam dentro dos precipícios formando belíssimas cachoeiras, como a Véu de Noiva e a das Andorinhas, que desabam no cânion do Itaimbezinho. No Brasil todo uma comparação grosseira poderia ser encontrada apenas na Chapada Diamantina.
Serra Gaúcha: e onde fica?
O Rio Grande do Sul é o estado mais ao sul do País, e está localizado estrategicamente entre Rio de Janeiro, São Paulo e as capitais platinas Buenos Aires e Montevidéu, assumindo assim a condição de capital do Mercosul. O acesso às cidadezinhas se dá por estrada asfaltada entre 113