Água da chuva
O planeta Terra visto do espaço, é azul. A princípio é difícil imaginar como podemos sofrer de escassez de água. Entretanto, mais de 99% dessa água não serve para o consumo ou tem custo de exploração proibitivo.
Contudo, o desperdício da água é bastante presente, de todas as formas, e causada pela maior parte da sociedade, tanto por indústrias assim como pelo uso doméstico. Tornando-se um grande problema ambiental global.
Justificativa
Diante das ações irracionais tomadas pela sociedade hodierna nota-se a necessidade de inserir práticas sustentáveis no âmbito mundial, para que haja a conscientização de que nossos recursos naturais são findáveis.
Objetivos
Reduzir o desperdício de água;
Gerar economia.
1.0 – Reuso da água
Deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.
Dentro dessa ótica, os esgotos tratados têm um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadas a fins agrícolas e de irrigação, entre outros.
O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico.
Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.
2.0 Aproveitamentos da água de chuva.
A água que cai do céu pode ser uma importante fonte de economia, mas ela só deve ser aproveitada em situações