resumo do texto geografo no brasil contemporâneo
Palavras-chave: Geografo, Geografia, Brasil.
Contexto histórico da geografia e reconhecimento do geografo no Brasil
A Geografia deu-se inicio no Brasil a partir da colonização com os portugueses, onde o geografo era um explorador, com isso houve-se a necessidade de desenvolver técnicas para a compreensão e localização no espaço, o que ajudou a delimitar áreas e identificar riquezas naturais.
O Brasil não apresentava formação para geografo, os profissionais da área se formavam na Escola de Sagres em Portugal, só em 1810 é fundada no Brasil a Academia Real Militar do Rio de Janeiro pela Corte Portuguesa, que era a instituição responsável pela formação do geografo, no entanto surge dificuldades de reconhecimento da profissão, e em 1838 é fundado o Instituto Historio Geográfico Brasileiro, mas os serviços realizados pelo geografo so vem a ser reconhecido em 1880, com a proclamação do Decreto Imperial n.3.001, determina que o geografo possa ocupar cargos públicos.
Importância da geografia e atribuições do geografo:
Como a geografia é uma área de fundamental importância em que o geografo e a geografia são variáveis no tempo e no espaço, atribuiu-se ao geografo trabalhos de topográficos, geodésico e astronômicos visando a investigação do espaço físico. Ao longo do tempo essas atribuições são ampliadas de acordo com a necessidade e o avanço da sociedade.
O geografo é o profissional mais apto para trabalharas interações homem e natureza, que possui conhecimentos para analisar, questionar, propor soluções para readaptação do homem com o meio em que vive.
Geografia na atualidade:
Na atualidade a geografia se relaciona com diversas outras áreas, sendo pensada a partir de princípios científicos e suas especializações, tendo o espaço como seu objeto de estudo não sendo autossuficiente, mas sim dinâmico e em construção, abordando temáticas atuais que a sociedade apresenta, como