chaparral
TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: Jordana Medeiros Costa
A importância do estudo da Geografia ao longo do tempo
Você sabia que a Geografia tem a idade da humanidade?
Habitante da superfície da Terra, o homem tem, desde o início
dos tempos, procurado saber onde se encontra, conhecer o que existe além do lugar onde mora, inventariar cada elemento da extensão terrestre, identificar e nomear os lugares, descrever e conferir representações.
Poder se situar de forma absoluta (onde estou?) e relativa (o que existe aquém e além do lugar onde estou); poder se deslocar e construir um itinerário; conhecer as terras longínquas onde jamais se esteve e a diversidade dos homens que lá vivem, os recursos, as riquezas para explorar, representar e transmitir saberes: tal é a longa busca empreendida pelo saber geográfico.
Qual o seu lugar no mundo?
Qual a sua localização absoluta (onde mora?)
Qual a sua localização relativa (onde está o local que
você mora?)
Qual seu itinerário no dia a dia (Para onde você se desloca?) O homem ao realizar suas atividades e necessidades
(moradia, trabalho, estudo, lazer, etc.) utiliza e molda o espaço de acordo com os seus interesses.
A importância do estudo da Geografia ao longo do tempo
O homem jamais se contentou em apenas observar a Terra. Por
meio de uma constante interação com o meio, ele tem deixado as suas marcas: tira da Terra os elementos essenciais à sua vida.
O saber geográfico nasce da forma de olhar que os homens constroem sobre o seu meio, das questões que eles se colocam sobre o sentido de sua presença nesse meio, sobre as influências que eles sofrem do meio e sobre os efeitos de suas intervenções.
O saber geográfico surge da curiosidade humana e das interrogações que os homens se colocam diante das possibilidades e das limitações de suas ações frente às condições do meio e que suas