Era Paleolítica
De
Biologia
Paleontologia
Paleontologia é o estudo da vida animal e vegetal referente à era pré-histórica.
Ele é realizado através da classificação de fósseis pertencentes a esta era, cujo achado permitiu conhecer e traçar a evolução dos seres vivos da Terra, estejam eles extintos ou não.
A maioria dos fósseis foi encontrada em rochas sedimentares, dando condições para que os paleontólogos realizassem, paralelamente, estudos sobre as camadas do solo.
A comparação destas camadas de diferentes lugares do mundo comprovou as mudanças climáticas e o desenvolvimento do meio ambiente terrestre.
É por isso que paleontólogos muitas vezes ajudam na preparação de mapas geológicos que definem o lugar certo para a busca de água, minério e petróleo.
Mas o principal trabalho destes estudiosos foi dividir a evolução da Terra em eras, idades e períodos. Acredita-se que o nosso planeta tenha mais de 4 bilhões de anos.
De seu nascimento até 570 milhões de anos atrás encerra-se o Período Pré-Cambriano, no qual surgiram os primeiros seres vivos.
Há cerca de 3 bilhões de anos, bactérias e outros seres microscópicos habitavam o planeta, iniciando sua evolução, que culminaria com o aparecimento do homem qual o conhecemos hoje.
Os últimos 570 milhões de anos da Terra foram devidamente divididos e caracterizados pelos paleontólogos de acordo com o surgimento de diferentes tipos e espécies de seres vivos.
Era Paleozóica
Esta era compreendeu mais de 340 milhões de anos e está dividida em seis períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
Período Cambriano
No início desse período, a vida animal só existia na água. Esses seres primitivos eram invertebrados, sendo que alguns deles se desenvolveram e foram extintos ainda na Era Paleozóica. Formas primitivas de artrópodes, moluscos e caramujos apareceram nesta época, assim como algas marinhas e liquens