POPs
6.1 Objetivo:
Administrar de forma correta o medicamento injetável visando o tratamento e cura do paciente;
Descartar de forma segura seringas e agulhas descartáveis.
6.2 Responsabilidade: Farmacêutico (Capítulo VIII, Seção I, Artigo 78, Resolução 357, 20 de Abril de 2001).
6.3 Documentos de referência: Manual de Aplicação e Descarte Seguro de Seringas e Agulhas Descartáveis (Injex Indústrias Cirúrgicas Ltda.) Fascículo III (Serviços Farmacêuticos) do projeto Farmácia estabelecimento de saúde (CRF-SP). Resolução 357, de 20 de Abril de 2001. Resolução 44 de 17 de agosto de 2009.
6.4 Descrição das Atividades:
1. No momento de aplicação de injeções, observar os seguintes itens da receita médica: nome e número do CRM do médico, nome do paciente, data, nome do medicamento, dosagem, via de administração e concentração.
2. Observar também a técnica adequada de aplicação de acordo com o medicamento a ser administrado e a via de administração, sempre que possível, principalmente se o medicamento for anticoncepcional/hormônios ou a base de ferro, utilizar a “Técnica em Z”, a fim de evitar refluxo do líquido injetado;
3. Seguir rigorosamente as orientações contidas na receita e na bula. Não misturar medicamentos em uma mesma seringa sem conhecimento ou sem que a receita solicite.
4. Separar o medicamento, seringa e agulha apropriada para o local de aplicação e medicamento a ser aplicado, algodão e álcool 70% para anti-sepsia.
5. Lavar as mãos com sabão líquido, passar álcool 70% e secar com toalha de papel.
6. Calçar as luvas nas mãos.
7. Pela extremidade próxima à marca do lote da seringa, abrir a embalagem separando as duas faces até expor o êmbolo da seringa.
8. Segurar a seringa firmemente pelo berço e retirar a pétala tocando apenas em uma das extremidades, colocando-a na bancada com a face estéril para cima (ela será usada posteriormente para a