Chaparral
A partir do momento que extraímos sem alguma forma de retorno, estamos inteferindo diretamente no ciclo bioquímico que mantém coeza a vida no planeta. A Natureza tem capacidade de regeneração e readaptação dependendo do dano tomado, mas o ritmo extremamente acelerado da exploração humana não dá à natureza seu tempo digno. 2- A pesca predatória do homem é tão intensa que os cardumes não têm capacidade de regeneração e o número de peixes diminui em grande escala à ponto de zonas de pesca praticamente desaparecerem destruindo a indústria e principalmente a economia local de pescadores.
3- Duas mil árvores por minuto. A floresta é um pulmão, apesar de o próprio meio biótico consumir boa parte do oxigênio produzido pela Amazônia, ela ainda é responsável pelo resfriamento do planeta por conta da área verde que não propaga calor e remove poluentes do ar.
4- São excluídas de diversas formas, são consideradas excluídas até socialmente. Até mesmo uma nação inteira de terceiro mundo que é dona do recurso natural é excluída do consumo do material produzido dos seus próprios recursos. A mídia e o sistema capitalista neoliberal estimulam o tempo inteiro o consumo de “coisas”, sejam produtos simplórios até eletrônicos. Se não estou encaixado nesse consumo modista muito provavelmente sofrerei represárias da sociedade preconceituosa, represárias até mesmo de amigos que são vítimas de um sistema que vomita consumismo, mas que tentam desesperadamente provar que na