Tipos de reações quimicas
Abordaremos primeiramente, de forma simplificada os fundamentos teóricos de uma reação, os tipos de reações, a importância do uso de um catalisador em uma reação e o uso de indicadores ácido – base de forma a facilitar o entendimento dos experimentos realizados no laboratório de química. E finalizar ditando a importância desta série de experimentos laboratorial.
OBJETIVO
Analisar as reações químicas, tentando identificar as substâncias que são formadas no final do experimento, reconhecer evidências através de observações que permitem identificar a ocorrência de diferentes tipos de reações químicas como cor, calor, insolubilidade. Com base nessa analise classificar as reações quanto ao seu tipo.
INTRODUÇÃO
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. As substâncias inicialmente envolvidas em uma reação química são chamadas de reagentes. As reações químicas são geralmente caracterizadas por uma alteração química, e estas produzem um ou mais produtos. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor para iniciar a reação. A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas presentes antes e depois da ocorrência da reação. Lavoisier dizia: “Na natureza nada se cria, nada se perde tudo se transforma”. Não podemos criar matéria, mas podemos transforma-la para criar algo novo e para isso acontecer temos que ter reações químicas entre os as substâncias. Podemos ter diversos tipos de reações químicas vejamos: Reação de síntese ou adição: Duas ou mais substâncias (ou compostos) se combinam para a formação de um único