Estudante
Ana Paula de Sousa Damascena 1
Ingred Rayane Pereira Guimarães 2
Talibio Camilo de L. Torres de Almeida 3
Maria Tereza De Alencar4
RESUMO
O presente artigo tem o intuito de abordar o ensino da disciplina de Geografia e as correntes geográficas na escola “Colégio Santo Antônio- localizada na Rua Siqueira Campos, no bairro Centro – Caxias- MA” e na escola “ Unidade integrada Municipal Márcia Marinho – localizada na Rua do Campo; s/n, Bairro- Vila Alecrim”
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia; Escola; Professor.
INTRODUÇÃO Este artigo apoia-se com base nos dados da entrevista e questionário aplicado, e por inúmeras conversas tidas com professor de Geografia e pelos pensamentos de alguns autores. As considerações aqui expostas estão ligadas não só nas entrevistas e no questionário aplicado, mas também com base de observações que nos permitiram identificar algumas ações, iniciativas, limites e contradições vividas no exercício da pratica pedagogia do professor dentro de sala de aula. As perguntas feitas no questionário possibilitaram o desenvolvimento de aspectos que favoreceram para responder as seguintes questões: Por que escolheu a licenciatura em Geografia? Para você o que é Geografia? Qual o objetivo da Geografia na escola básica? Qual a concepção de Geografia que permeia sua pratica? Por quê? Entre outras perguntas. Esse trabalho visa destacar como têm sido o encaixe, a organização e o desenvolvimento da concepção geográfica que permeia a pratica do professor dentro da sua pratica pedagógica na escola publica.
OBJETIVO
Identificar a concepção de Geografia que fundamenta a pratica pedagógica do professor de Geografia na escola pública.
METODOLOGIA
No esforço de compreender a pratica pedagógica do professor de geografia, nas series de ensino da rede publica, o presente trabalho teve como o principal objetivo analisar a relação