A proeminência da mão direita
Por que classificamos a mão direita melhor do que a outra? (Esquerda – menos freqüente x Direita – mais freqüente) Causa natural ou anatômica?
I - Causas anatômicas para maior uso e valorização da Mao direita:
O lado (hemisfério) esquerdo do cérebro é mais desenvolvido e leva ai maior desenvolvimento do lado direito do corpo. Hertz critica essa idéia pois não sabe qual é a causa e a reação, para ele o uso da mão direita que desenvolve o hemisfério esquerdo do cérebro e não o contrário. Conclui-se que a causa orgânica da desteridade PE insuficiente e que certamente houve influências externas ao organismo.
II – Causa sociais/Polaridade religiosa:
São influências estranhas ao organismo que explicarão a preponderância da mão direita. Se o homem é privado da mão direita ele a esquerda funciona bem, desde que treinada. Mesmo que provasse que a mão direita é naturalmente mais eficiente porque isso se acrescentou um privilégio instituído pelos homens?
Não ocorre a correção da mão esquerda (menos eficiente) porque ela é reprimida e mantida inativa, seu desenvolvimento é metodicamente frustrado.
A mão esquerda é fraca porque é desprezada e não o contrario (desprezada porque é fraca). A desteridade não é aceita por razões naturais, é um ideal constituído socialmente. O canhoto é constantemente reprimido.
O uso da mão direita obrigatória é determinado socialmente, portanto seu estudo remete a sociologia.
Uso da mão direita obrigatória, imposta por coerção, enquanto a esquerda é paralisada
Explicar o uso da mão direita através de um estudo comparativo de representações coletivas, cuja principal é a que faz oposição entre Sagrado e Profano.
Objetos e seres poderosos X Pessoas e objetos comuns.
Dualismo, essência do pensamento primitivo, entre Profano (demoníaco, baixo, feminino, terra, impuro, instabilidade, desonra) x Sagrado (oposto)
Polaridade social é reflexo da religiosa e o corpo não escapa dessa polaridade que governa tudo.