A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ESPAÇOS DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO.
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ESPAÇOS DO MUSEU DE
CIÊNCIAS NATURAIS: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO.
ALDEY FERREIRA DE BRITO VIEIRA, CRISTIANE DE SOUZA MARQUES,
DANIELA PIRES REPINALDO, SCARLETE TALITA ARAÚJO DE OLIVEIRA,
TATIANA AUGUSTA F. DOS SANTOS.
Faculdade de Minas – Faminas – Belo Horizonte - MG
RESUMO
O presente artigo relata sobre o desafio de interligar a educação formal com a educação não formal, aqui, representada pelo museu. Para tais informações, fez-se necessário uma visita ao Museu de Ciências Naturais da
PUC-MG, onde visualizamos a qualidade dos acervos em exposição e o valor cultural que eles representam.
Maiores informações foram adquiridas através de pesquisa no site da PUC-MG e em livros e artigos que relatam sobre o tema aqui abordado.
PAVARAS-CHAVE:
Museu de Ciências. Educação. Escola.
INTRODUÇÃO
O estudo sobre os museus ganhou espaço considerável na educação formal. Isso se dá graças à intenção da escola em tornar mais palpável a aprendizagem aplicada em sala de aula, através da visita ao museu e das dinâmicas pedagógicas por ele oferecidas.
O objetivo é ampliar os conhecimentos dos alunos e despertar o interesse em conhecer e preservar toda uma cultura que se apresenta através dos seus acervos. Para propiciar este elo educacional e atender a demanda da nova sociedade, os museus ampliaram e organizaram seus espaços de forma que possa atender às expectativas dos visitantes, produzindo neles o deslumbre e o interesse pela história reconhecendo-se como agentes ativos deste processo.
O Museu, até então considerado lugar onde se guardava coisas antigas, passa a exercer uma nova função: a de informar e educar. Utilizando da vantagem de acompanhar gerações, ele proporciona conhecimento e acesso a informações que servirão como base para o desenvolvimento de pesquisas que objetivam utilizar a historia para desenvolver métodos eficazes para o desenvolvimento e evolução da sociedade atual.
1
1
A PRODUÇÃO