A produtividade da BMZ
A análise do trabalho consiste em dividir e subdividir todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa, com o objetivo de eliminar movimentos inúteis e simplificar movimentos úteis. O estudo de tempos e movimentos consiste em cronometrar o tempo médio que um operário comum leva para executar cada operação de uma tarefa e o tempo adicional que são as saídas ao banheiro, lanches e etc. Gerando um tempo médio padrão. Esses dois itens permitiu a subdivisão das tarefas que limita a cada pessoa à execução de uma única e simples tarefa ou tarefa simples e rudimentares, o que leva ao aumento da produtividade e que são aplicadas principalmente nas linhas de montagens ou produção. Contudo, sua ideia básica é que a eficiência aumenta com a especialização, quanto mais especializado for o operário maior será sua eficiência.
Os efeitos da fadiga é um grande redutor de eficiência, nele se consiste a diminuição da produtividade e qualidade de trabalho, perda de tempo, aumento de rotação pessoal, doenças e acidentes e diminuição da capacidade de esforço. Pode ser reduzida através de alguns princípios da economia de movimentos que são relativos ao uso do corpo humano, ao arranjo do material de trabalho e ao desempenho de ferramentas e equipamentos.
O Homo Economicus é um conceito onde toda pessoa é influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais. O homem trabalha porque gosta mas como um meio de ganhar a vida