Mini casos
1°. SEMESTRE 2012 PARA ALUNOS DE 3º/2º SEMESTRE.
UNIP CAMPINAS (Cambuí e Swift) - ADMINISTRAÇÃO
Como elaborar uma Análise de Mini Caso.
Como uma espécie de consultoria, a Análise de um Mini Caso deve ir direto ao ponto, analisando os pressupostos do problema apresentado e apresentando a solução solicitada.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrer ao erro de ser superficial demais. O texto resultante precisa mostrar ao leitor as principais características do caso apresentado, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Contudo, as Análises de Mini Casos tem como propósito último, apresentar uma solução seja à intenção o agente relatado, seja a uma proposta solicitada dentro do problema.
No caso das Atividades Complementares, a exigência é de uma análise, que deve seguir os seguintes passos passos:
Você deve reparar que, em todos os mini casos existe um número de pagina. Esse é o numero da pagina em que se encontra o mini cso no livro CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª Edição, Editora Campus Elsevier, Rio:2004. Você deve verificar em que capítulo do livro o mini caso está inserido e reponde-lo conforme o tratado naquele capítulo.
1. Identifique o caso: caracterize o caso que você vai analisar (3 linhas);
2. Descreva o problema: Utilize 5 linhas para descrever claramente o problema apresentado, ampliando-o conforme o conhecimento proporcionado pelo seu curso;
3. Descreva a solução proposta: Aqui você descreve claramente a sua proposta de solução para a empresa, conforme solicitado no Mini Caso. É muito conveniente que você faça um embasamento teórico das suas propostas, citando os principais autores em quem você se baseia. Utilize todas as linhas destinadas a esse propósito. (24 linhas)
4. Assine