Trabalhos
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: Engenharia de Software
PROFESSOR: Fernando
QUALIDADE DE SOFTWARE
A Qualidade de Software está relacionada com o grau de conformidade aos requisitos e a satisfação do cliente em torno dos padrões definidos.
* Requisitos de Software é a base com que a qualidade é medida, pois se não houver conformidade com os requisitos não haverá qualidade.
* Padrões são os critérios especificados que diz a maneira como o software será desenvolvido.
ISO/IEC 9126
Representa a atual padronização mundial para a qualidade de software e do produto. Baseada em três níveis: Características, Sub-características e Métricas. Cada característica é refinada em um conjunto de sub-características e cada sub-característica é avaliada por um conjunto de métricas.
Funcionalidade é a capacidade que o software tem de fornecer funções que satisfazem as necessidades dentro do que foi especificado.
* Adequação: é o fornecimento de funções adequadas dentro do que foi estabelecido. * Acurácia: é o fornecimento de resultados corretos ou precisos. * Interoperabilidade: capacidade de interação com sistemas específicos. * Segurança: tem a função de proteger dados e informações de pessoas não autorizadas. * Conformidade da funcionalidade: saber respeitar as normas e leis estabelecidas em torno do sistema desenvolvido.
Confiabilidade é capacidade do software executar todas suas funções de acordo com o que foi exigido.
* Maturidade: capacidade de evitar falhas no software. * Tolerância a defeitos: é a capacidade em manter um nível de desempenho específico em caso de defeitos ou violação de suas interfaces. * Recuperabilidade: é a capacidade de recuperar dados mantendo o nível de desempenho já especificado. * Conformidade da confiabilidade: saber respeitar as normas em torno da confiabilidade.
Usabilidade é a capacidade de aprender a operar e saber