A problemática da ordem social
"Introdução à Sociologia Clássica: Durkheim e Weber Portantiero, JC
Sociologia como campo de conhecimento, surge a meio do século XIX. Sociais e políticos começam a ser pensado como um processo coletivo que antecede a sociedade humana, a criação e organização.
A origem da Sociologia:
O estímulo para o surgimento da sociologia é a Revolução Industrial (a crise social e política que gera a transformação económica). Aparece proletariado fábrica. Vai ter duas posições:. Um deles é o socialismo (Marx) e outra que define a tradição sociológica clássica (Weber e Durkheim) A empresa pode ter mudanças, mas estas devem estar em ordem. A tarefa consistia em desvendar essa ordem, para contemplar e corrigir desvios, e qualquer conflito deve ser evitado e lutar. Esta taxa acumula Classical Sociology (conservador).
Os Fundadores:
Que nos leva a descobrir as leis do desenvolvimento social é Montesquieu, é verdade que a questão é a análise das instituições políticas, mas a perspectiva com que enfrentou e foi sociologia. Para as instituições político de Montesquieu depender do estado e este tipo de sociedade. É por isso que não há nenhum regime político aceitável universalmente, toda sociedade deve construir as suas. é possível construir uma tipologia das sociedades baseadas no histórico, experiência e ordeira. Pense Nisbet observou que os cinco elementos essenciais de idéias, a sociologia, são eles:, autoridade e status sagrado, o alinhamento. comunidade Saint-Simon é repleta de tensões internas que podem oferecer uma alternativa revolucionária ou conservadora. Comte, incorporando o desenvolvimento eo progresso. Estudo em duas dimensões: Estática (análise de suas condições de existência, de sua ordem) Dinâmicas Sociais (análise de seu movimento, progresso). Social Spencer foi muito mais positiva. Para que não houve diferenças na metodologia do estudo da natureza e da sociedade.