sociedade
O HOMEM, A SOCIEDADE E O DIREITO
1. A problemática da ordem social
A natureza social do Homem
O homem é, por natureza, um ser social. Por instinto e por necessidade, sempre procurou conviver, comunicar, trocar experiências, conjugar esforços para satisfazer as suas necessidades, e, assim, assegurar a sua subsistência e a da sua espécie, de modo a atingir a sua plena realização.
O Homem, mais do que qualquer outro animal que viva em exames ou rebanhos, é por natureza um animal social. Esta subordinação a uma comunidade mostrase já no facto de ele dispor de uma linguagem. O Homem também se distingue dos outros seres vivos por ter o sentido do bem e do mal, do direito e do injusto. Aristóteles, A Política I, 2
1
22-09-2009
1. A problemática da ordem social
Explicações
para a vida do
Homem em sociedade Concepção naturalista Concepção contratualista Aristóletes,
Cícero, S. Tomás de Aquino
Thomas Hobbes,
John Locke,
Jean-jacques
Rousseua
1. A problemática da ordem social
Concepção naturalista: A origem da sociedade encontra o seu fundamento na natural da sociabilidade do Homem. De facto, o Homem tem uma tendência natural para conviver com os ouros de modo a satisfazer as suas mais elementares necessidades, pois só com estreita colaboração com os outros desenvolve todas as suas capacidade e consegue, enfim, realizar-se como pessoa.
Concepção contratualista: Nos séculos XVII e XVIII, pensadores defenderam que a vida do Homem em sociedade não era natural, pois resultava de um acordo de vontades (contrato social) entre os homens.
Estado de Natureza
Estado de sociedade
2
22-09-2009
1. A problemática da ordem social
Thomas Hobbes:
O Homem é, por natureza, feroz, egoísta, violento e perigoso para com os seus semelhantes ( o homem é o lobo do homem) e que, por isso, o estado de natureza gerava desordem, a injustiça e agressão mútua.
Contudo, o homem, como ser racional, percebeu que a vida