A Problemática Ambiental e a (re) discussão do Espaço Geográfico
EPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Problemática Ambiental e a (re) discussão do Espaço Geográfico
Adivanio Souza Araujo
FEIRA DE SANTANA - BAHIA
2010
RESUMO
Em educação ambiental, busca-se gerar uma cultura da preservação dos meios naturais e sociais. Porem, para se buscar este entendimento se faz necessária a inserção de conhecimentos, por vezes, interdisciplinares sobre: natureza, paisagem, políticas publicas e privadas, território, economia, ciências sociais, etc.; enfim, toda uma diversidade de idéias que compõem diretamente o conceito de espaço geográfico.
Torna-se impróprio, uma vez que o propósito é formar o cidadão consciente de seu meio, tentar criar a consciência e o entendimento de preservação ambiental, sem dar ao cidadão, o entendimento do espaço que o cerca. Pois educar ambientalmente, não passa apenas pela disponibilização de conhecimentos acerca de fauna, flora, animais em extinção, coleta seletiva de lixo e outras informações. Se não tornar possível ao educando a condição de enxergar os meios técnicos, sociais e econômicos que regem as regras e leis dos lugares, das nações em que habitamos.
É o estudo do espaço geográfico, que torna possível entender as relações entre política-economia- sociedade – meio físico. É o espaço geográfico que elucida para nós como o meio técnico-informacional opera mudanças no meio físico-social.
Portanto se faz necessário o estudo do espaço geográfico, uma rediscussão sobre o mesmo a partir da problemática ambiental, tomando uma visão holística acerca do espaço gerado e do ambiente modificado pela ação antrópica.
Palavras chave: espaço geográfico, problemática ambiental, sustentabilidade.
I – INTRODUÇÃO
Uma rediscussão sobre o espaço se fez necessária no final do século XX a partir do momento em que se percebeu que os problemas ambientais não mais pertenciam ao âmbito das