colonizacao da america espahnola
842 palavras
4 páginas
• 1. A COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA ESPANHOLA E. M. Dr. Nelcy Noronha Prof. Danilo de Lima Rio de Janeiro – Out./2013 • 2. INTRODUÇÃO Durante o processo de Conquista, os espanhóis iniciaram também a colonização da América, isto é, a ocupação, exploração e administração do território americano.
• 3. A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS – ESPANHA • Casa de Contratação – Criada em 1503, estava sediada em Sevilha, cidade portuária da Espanha. O órgão regulamentava a administração colonial, nomeava os funcionários e fiscalizava a cobrança do quinto, imposto da Coroa que recaía sobre a mineração e as transações comerciais da colônia. A Casa também se encarregava de garantir o monopólio do comércio colonial, fiscalizando os navios que partiam das colônias e chegavam ao reino espanhol. Por determinação da Casa de Contratação, todos os navios que faziam comércio com as colônias deveriam chegar a partir da cidade de Sevilha. • Conselho das Índias – Criado em 1524, era o órgão encarregado de tomar as decisões relativas às colônias. Suas reuniões podiam ser encabeçadas pelo próprio rei, que indicava pessoas de sua mais alta confiança para os principais cargos do conselho.
• 4. A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA O desenvolvimento das regiões coloniais e o crescimento das atividades exploradoras no novo continente transformaram as possessões espanholas em um vasto império, difícil de ser administrado. Assim, o Estado espanhol subdividiu as suas colônias na América em vice-reinos e capitanias gerais (tinham por função defender as colônias de possíveis ataques de piratas, ingleses em sua maioria).
• 5. A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS – COLÔNIAS • Audiências - Os vice-reis eram membros da nobreza ou da burguesia espanhola. Na América eles representavam o rei e, portanto, eram as mais altas autoridades coloniais. Os vice-reis cuidavam dos assuntos administrativos, militares e religiosos. Eles