a problematica do conhecimento
A preocupação com o conhecimento não é nova. As imposições derivadas das necessidades práticas da existência foram sempre a força propulsora da busca destas formas de saber. Egípcios a trigonometria, Romanos a hidráulica, Gregos a geometria, a mecânica, a lógica, a astronomia e a acústica, Indianos e mulçumanos a matemática e a astronomia, e entre todos se consolidou um conhecimento ligado à fabricação de artefatos de guerra.
Os gregos foram o único povo da antiguidade a ter consciência das diferenças do saber racional do saber místico sem abandonar sua mitologia e cosmologia em favor de um saber racional.
A características do pensamento grego um tipo de saber adquirido além dos meros fenômenos empíricos. Esta diferença entre conhecimento prático e conhecimento teórico.
PLATÃO foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo. A Teoria das Formas. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança.
A Dialética, ou o método socrático, foi de extrema importância na história do pensamento, pois significou o rompimento racional com o senso comum ou a tentativa de realiza-lo. A dialética não há proposta de soluções, elimina as teorias que não suportam a prova.
ARISTÓTOLES uma "realidade materializada" que não pode ser entendida senão pelo estudo das coisas concretas. Se utilizou da INDUÇÃO - processo que tem como perspectiva a formulação de leis gerais a partir da observação de fatos particulares - portanto, a indução e a dedução,.... (p.15). O conhecimento consistia, em saber quais são suas propriedades individualizantes, bem como propriedades da classe a que pertence, a de homem. As características seja particular não são nem comuns e nem essenciais para a sua classificação, pois são meros acidentes.
1 Opinião x ciência
Para Sócrates existe uma sensível diferença entre expressões da forma "Eu acho que" e " Eu sei que". diríamos que está no nível da dóxa, da opinião, e a quantidade de informação que