fichamento-a problemática do conhecimento
Publicidade e Propaganda
Metodologia da Ciência-Aletusya
Maicon Douglas Lopes do Nascimento
Fortaleza-2014 Fichamento
MATALO Jr., “A problemática do conhecimento”. In: CARVALHO, Maria Cecília M. de Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. Campinas, Papirus, 1994.
“[...] As imposições derivadas das necessidades práticas da existência foram sempre a força propulsora da busca destas formas de saber.” (p.1)
“Somente um povo da Antiguidade teve a preocupação mais sistemática e filosófica com as condições de formação do conhecimento: foram os gregos. (...) os gregos desenvolveram um tipo de reflexão - a intuição - que se destacou pela possibilidade de gerar teorias unitárias sobre a natureza e desvincular o saber racional do saber mítico.” (p.1)
“Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior.” (p.1)
“[...] Para Platão, a essência da coisa está em sua Forma ou Ideia. Assim, para toda coisa do mundo sensível existe uma certa Ideia ou Forma que lhe corresponde como sua essência ou natureza.” (p.1)
“Foi na escola platônica, a Academia, que se desenvolveu a dialética [...] A dialética, ou o método socrático, foi de extrema importância na história do pensamento, pois significou o rompimento racional com o senso comum ou a tentativa de realizá-lo. A dialética é realizada num diálogo onde uma das artes leva a outra á reconhecer as contradições e incoerências de suas crenças. Neste processo, as premissas do pensamento comum são questionadas e criticadas até que os temas apareçam despidos dos preconceitos e valorações comuns.” (p.2)
“Enquanto Platão ensinava que só podemos conhecer as Formas ou Ideias e não propriamente as coisas (destas só podemos ter opiniões confiáveis), Aristóteles se