A Presença de modelos discursivos em peças publicitárias
Publicidade e Propaganda – 1º período noturno 2014/1
Disciplina: Produção textual
Professora: Cleide
Acadêmico: João Jacob Brandão
A Presença de modelos discursivos em peças publicitárias
O homem produz linguagens, transforma outros homens com ela e transforma também a si mesmo por meio da interação com o mundo. A linguagem, portanto, não é um objeto que pode ser aprisionado e controlado, pois está em constante transformação. Assim, uma palavra ou um símbolo pode ter um significado unívoco, quando tomados isoladamente, fora do espaço sócio-interativo, mas seu sentido só se revela a partir do contexto ou situação na qual estão inseridos.
O que são gêneros discursivos? Na verdade são as características de cada tipo de texto, a maneira de como ele é apresentado aos leitores, seu layout, a forma de ser organizado. Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertencem.
Gênero literário
É geralmente dividido, desde a antigüidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida. Características: narrar fatos, explorar o fictício o imaginário.
Gênero publicitário
Não importa o tamanho do texto, mas sim, que estratégia você quer adaptar nele. Combina imagem e mensagem para chamar a atenção do consumidor
O Presente trabalho tem como objetivo identificar as modalidades discursivas de narração, descrição e dissertação nos textos publicitários. Para tal, escolhi a propaganda da cadeia de restaurantes “Burger King”. Nessa propaganda é mostrando o novo sanduíche “Whopper Furioso” que no caso é a parte narrativa da propaganda. A imagem que o sanduíche transmite é de uma comida muito boa e saborosa e essa seria a parte descritiva da