ENUNCIA O
Ação ou efeito de enunciar.
Exposição, proposição, tese, asserção.
Na linguística, é um ato mediante o qual um sujeito em um dado contexto comunicativo utiliza a língua, produzindo enunciados.
DÊITICOS
Elemento que tem por objetivo localizar espaço sem defini-lo
Ex: lá, cá, onde, aqui etc...
Resumo
As mensagens publicitárias muitas vezes trabalham com um produto em um fundo infinito, sendo atemporal, correspondendo ao tempo em que foi captada no estúdio, mas não guarda uma relação direta com os tempos da enunciação,
O presente, passado e futuro nas representações midiáticas são deslocáveis nos discursos que os atualiza, por meios dos signos (palavras, imagens e efeitos de edição), que marcam as embreagens e debreagens dos dêiticos e elementos temporais dos discursos, a partir das possibilidades técnicas que os processos de produção discursiva apresentam, o que garante um conjunto ad infinito de manifestações. Embora o aspecto presente possa ser um elemento “deslocável” na atualização dos enunciados, na publicidade há a intencionalidade da idéia de presente muito forte, pois a hora do comercial ou de leitura do anúncio é a hora de você resolver comprar o bem anunciado. •O tempo do novo produto: é um tempo atual, presente, efêmero, próprio da mensagem publicitária, a imagem do produto em si expressando-se de forma a aglutinar o tempo e o espaço num lugar e tempo próprios.
•o economizado e o dos sujeitos:
O economizado é o tempo da rapidez e da praticidade, que é exibido em ritmos acelerados ou lentos conforme a intencionalidade do anúncio, ou comercial.
PARA FIORIN
• o tempo dominado: que é a subcategoria temporal que pode ser entendida como a reflexão sobre a lógica da representação do tempo na realidade narrativa.
•O tempo sistematizado: deparamonos com a possibilidade dos elementos lingüísticos dos enunciados (verbos, advérbios de tempo, preposições e conjunções).
•O tempo transformado: refere-se aos intercâmbios dos tempos da enunciação, da