SENTIDO, PONTUAÇÃO E PUBLICIDADE
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL
SENTIDO, PONTUAÇÃO E PUBLICIDADE.
Priorizando o compromisso da educação em garantir a capacitação do aluno no alcance do exercício cotidiano da cidadania, levando-o a compreender com criticidade e autonomia as diversas situações que o mundo o envolve, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, ao defender que “a linguagem é o nosso contato com o mundo”, consideram que a língua é a ferramenta de comunicação e inserção na sociedade. Partindo desse pressuposto a educação então deve estar focalizada no desenvolvimento da compreensão e no domínio do uso da língua nas práticas reais de comunicação que o aluno enfrentará nas diversas situações de interação. Portanto, considerando que a língua e suas variações estão inseridas em todas as formas de interação, sua compreensão precisa ser concretizada dentro da realidade do texto em suas inúmeras dimensões.
Segundo o documento, o texto representa “uma totalidade (...) um trabalho conjunto de construção de sentidos”, portanto, a interação que ele provoca precisa de aprimoramento, um aprofundamento dentro das práticas de ensino na língua materna; essa “totalidade” que o texto pode proporcionar depende da inversão de papéis no ensino: o texto preso dentro das nomenclaturas e limitado na gramática tradicional precisa ganhar o protagonismo na sala de aula, assumindo a sua condição central no ensino.
Tomando como base essa comunicação dentro da construção de sentidos que o texto proporciona, a pontuação deve ser encarada como um dos arranjos que revelam a subjetividade, as intenções do autor; que de alguma forma as gerencia, solicitando então uma resposta. Porém, esse entendimento depende que o aluno compreenda que as preferencias gramaticais do autor refletem nos efeitos do sentido do texto, percebendo dentro do texto um elo de relação entre o autor e seu