A presença das empresas nas redes sociais
Autora: Maria Teresa da Silva Nogueira
Orientador:
RESUMO
Uma certeza que toda empresa tem é de que o consumidor irá falar de sua marca, serviço ou produto, seja contra ou a favor, nas redes sociais. Diante disso, esse artigo tem como objetivo mostrar como as empresas podem gerenciar um perfil corporativo para conquistar novos clientes e fidelizar os que já são. São apresentados estudos que revelam a influência das redes sociais, especialmente o Facebook, nos consumidores. Também é digno de nota um case de uma grande empresa brasileira que tem fortalecido sua imagem por buscar inovação através da internet.
Palavras-chave: Empresas. Redes Sociais. Facebook. Consumidor. Inovação.
1. Introdução
O artigo presente ressalta a importância da presença das empresas nas redes sociais. O fato é que não basta estar presente, pois o consumidor está cada vez mais exigente. Dessa forma, surgem algumas questões, como o que se deve e o que não se deve fazer ao gerenciar um perfil corporativo, qual é a visão dos consumidores sobre a presença das empresas nas redes sociais e como uma empresa brasileira tornou-se referência em buscar inovação por meio da internet.
2. Referencial Teórico
Como gerenciar um perfil corporativo?
Visto que o consumidor está cada vez mais exigente, como as empresas podem ser bem sucedidas ao criar um perfil corporativo nas redes sociais?
Hoje os consumidores falam o que pensam sobre uma marca, produto ou serviço nas redes sociais. Esteja a empresa presente ou não no mundo virtual, o fato é que vão falar dela, contra ou a favor. Diante disso, cabe à empresa definir como irá gerenciar e monitorar o comportamento do mercado em relação a sua marca na internet. Qual será o segredo para o sucesso na hora de interagir com os usuários? O que o consumidor espera das empresas nas redes sociais? O que se deve e o que não se deve fazer no mundo virtual em relação a um perfil corporativo?
Com