Trabalho
http://www.emarket.ppg.br/
Nas conversas que mantenho com os meus clientes e potenciais clientes noto desde há alguns meses uma preocupação comum no que diz respeito ao marketing na Internet - devemos ou não estar nos sites de redes sociais? Devemos ou não devemos ter perfil no Facebook, no LinkedIn, criar um utilizador no Twitter, desenvolver um canal no Youtube, etc?
A resposta simples e directa é SIM, devemos! Mas como em tudo existem vantagens e desvantagens em estar presente nas Redes Sociais, pontos mais positivos e outros menos positivos. Por isso o mais importante é que antes de tomar qualquer decisão a empresa e os seus responsáveis analisem e ponderem o que melhor serve essa empresa no actual momento.
Antes de enumerar algumas das vantagens e desvantagens da presença de uma empresa numa rede social deixem-me fazer uma nota prévia: não avancem para as redes sociais sem antes terem definido uma estratégia e um plano de marketing para essa presença. Definam objectivos, recursos e métricas de desempenho. E tratando-se de uma actividade de marketing e comunicação não se esqueçam de integrar a estratégia de Social Media com a restante Estratégia de Marketing, mantenham a consistência da mensagem em todos os meios, incluindo as redes sociais.
E dito isto deixo de seguida aquelas que são, na minha opinião, algumas das Vantagens e Desvantagens das Redes Sociais para as Empresas.
Vantagens:
1 - Estar onde os clientes estão. É incontornável, os sites de redes sociais contam com a presença regular de milhões de utilizadores. Desde as novas gerações aos mais idosos, muitas pessoas passam horas da sua vida em sites como Facebook e Twitter, a ver vídeos no Youtube, a partilhar fotografias no Flickr.
2 - Dá uma imagem actual da empresa. As redes sociais fazem parte da vida das pessoas, são recentes e muito comentadas em todo o lado. Estão associadas a "Novas Tecnologias", modernidade, futuro,