A PRECE NA PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA AOS PACIENTES QUE SE SUBMETERAM A PESQUISAS SOBRE AS INFLUÊNCIAS DESSA TERAPIA COMPLEMENTAR
ASSOCIAÇÃO COM TRATAMENTOS TRADICIONAIS
Lívia Peixoto Moreira Lima1
Gabriela Carvalho Lage Dantas1
Arthur Fernandes da Silva1
Suziy de Matos Bandeira2
RESUMO
A prece é utilizada como prática milenar em tratamentos e processos terapêuticos. Tendo em vista o panorama de pesquisas atuais sobre a relação da espiritualidade com o exercício da medicina, este estudo visa descrever a utilização da prece como um meio de desenvolvimento da espiritualidade e obtenção de melhoras clínicas na associação com tratamentos tradicionais. Realizou-se então um levantamento bibliográfico de estudos sobre a utilização da prece como terapia complementar. A aplicabilidade da prece como instrumento de apoio terapêutico, emocional e espiritual foi discutida na perspectiva do paciente e dos familiares. O resultados mostraram-se satisfatórios em diversos contextos, como: apoio familiar, superação da rotina hospitalar, melhoras clínicas, superação da morte e aumento da responsividade e adesão aos tratamentos. Concluiu-se que a aplicação da prece como terapia complementar se mostra efetiva na melhoria da saúde física, da saúde mental e da qualidade de vida, apesar de os estudos analisados apresentarem algumas falhas metodológicas.
Palavras-chave: prece; qualidade de vida; espiritualidade
INTRODUÇÃO
A prece é uma prática milenar de diversas e distintas religiões, tradicionalmente associada a bem-estar, promoção de saúde, introspecção e espiritualidade. Essa prática passou a ser tema de pesquisa e discussão intensa desde a década de 1980, com diversas e distintas posições e achados (GUIMARÃES, 2007).
A prece pode ser como meio de petição para benefício próprio ou como meio de petição para benefício de outrem, prece de intercessão (GUIMARÃES, 2007).
Em algumas sociedades e grupos religiosos, a prece é considerada como a principal intervenção terapêutica e a crença de que possa beneficiar pessoas doentes ou necessitadas é