Recreação e Lazer - Jogos x Brincadeiras
Jogando o aluno desenvolve seus pensamentos, melhora seus movimentos, cria estratégias, resolve situações e problemas que gera mecanismos de socialização. Nesta aula pela modificação de um mesmo jogo é interessante fazer compreender como as regras fazem parte do processo de convivência social e de como agir coletivamente. Conversar com a turma sobre como o jogo de queimada é popular no Brasil e apontando como o jogo é bastante difundido na cultura escolar de grande parte das escolas no Brasil, tendo nomes diferentes em outros lugares como: baleado, queimado, dodgebol, barra bola, caçado, mata-mata, mata-soldado, guerra, carimba, cemitério, bola queimada etc.
OBJETIVO
Utilizando os princípios da “queimada”, criamos dois modos interessantes de diversão. Aonde na primeira etapa será dada uma bola para cada time. Com a divisória da quadra, será iniciada uma “guerra” aonde o objetivo será acertar o alvo; um jogador (a) do time adversário. A pessoa que for atingida deverá rapidamente trocar de time, e em seguida atacar sua antiga equipe. Ganha aquele que conseguir eliminar a outra equipe por inteiro fazendo-a sua aliada. Para ficar um pouco mais dinâmico, será colocado um cône proximo a linha de fundo da quadra, onde os jogadores deverão proteger.
No segundo modo, precisará de um número maior de jogadores. Pois não haverá divisória da quadra demarcando o território. Será dada duas bolas a cada equipe e todos os jogadores poderão se movimentar livremente dentro do espaço permitido da quadra e assim ter uma dinâmica bem maior e mais complexa que a anterior. Aumentando assim sua visão de área, como atacar e se defender.
Materiais
Bolas / Quadra / Coletes ou fitas com cores diferentes
Público ALVO / duração
16 a 18 anos
20 a 30 pessoas
30 a 50min
regras do modo 1:
Não será válido queimar o jogador (a) quando a bola tocar ao chão