definiçao de lazer
O que é lazer? Muitas pessoas estudaram e ainda estudam este tema que é de suma importância para o ser humano, que cada vez trabalha mais se importando apenas com salários, posições sociais, bens e achando que o lazer pode deixar para quando ficar mais velho e tiver “tempo” para isso. Talvez quando chegar seu tempo, não tenha mais tempo nem saúde para usufruir dele.
Vários autores falam de lazer usando como referência alguns parâmetros, como por exemplo, tempo livre, escolha pessoal, gratuidade, atitude etc, como veremos a seguir. Será que tudo que envolve diversão, brincadeiras, podemos chamar de lazer. Dormir pode ser lazer? Assistir um jogo pela TV sempre é lazer? Vamos responder estas perguntas ao longo do capítulo.
Um dos autores mais conhecidos da área do lazer é Joffre Dumazedier. Segundo ele lazer é:
“Conjunto de atividades desenvolvidas pelos indivíduos seja para descanso, seja para divertimento, seja para o seu desenvolvimento pessoal e social, após cumpridas suas obrigações profissionais, familiares e sociais” (Lazer e cultura popular, 1976, pg.34).
A teoria de Dumazedier muitas vezes é chamada de “3 D”, pois envolve:
DESCANSO / DIVERTIMENTO / DESENVOLVIMENTO
Nesta definição, podemos observar que lazer pode ser descanso. Mas será que o dormir diário é lazer? Não, pois é uma necessidade fisiológica. Não conseguimos passar muito tempo sem dormir. Mas quando estamos de férias e decidimos descansar numa rede após o almoço, a beira mar, será este descanso lazer? Sim, pois é de escolha própria e não por uma necessidade imediata.
A segunda palavra é "divertimento" e é muito comum esta vinculação de prazer, diversão com o lazer. Sem prazer não existe lazer. Por fim a palavra "desenvolvimento" significa que o lazer deve sempre trazer um benefício ao indivíduo. Não deve ser um passar o tempo despretencioso, mas trazer um conhecimento, cultura, um sentimento de aprendizado de algo novo.
Outro autor que nos dá uma definição