Historia da Educação Física e do Esporte
De acordo com Camargo (1986) qualquer tipo de atividade de lazer possui as seguintes características: escolha pessoal, gratuidade, prazer e liberação. Quanto ao fato do lazer passivo e/ou ativo devemos considerar o significado real dessas duas palavras. Definição de passivo: que sofre ou recebe uma ação sem reagir a ela. Definição de ativo: onde o sujeito é o agente da ação, oposição a passivo.
Considerando essas definições do significado real de cada palavra, podemos classificar o lazer passivo como forma de lazer onde somos apenas o público ou platéia, são atividades que não nos exige esforço físico exercitando apenas a nossa imaginação de forma que possa nos acrescentar em informação, conhecimento e cultura, ou simplesmente passa tempo, distração.
Já o lazer ativo podemos classificar como atividades físicas onde somos praticantes do exercício, atividade ou esporte, necessitando movimentação dos participantes não havendo possibilidade de praticar em reposuo, ao contrário do lazer passivo que podemos praticar até mesmo deitados. Porém se considerarmos a definição de Camargo não existe lazer passivo, porque segundo a sua definição até mesmo quando assistimos algum programa ou peça ocorre uma atividade mental, estariamos exercitando a nossa imaginação.
O papel da mídia deveria ser a divulgação das mais variadas formas e locais de lazer aos quais a sociedade deveria ter acesso, tornando assim uma sociedade menos sedentária e mais saudável tanto mentalmente quanto fisicamente, além de facilitar e proporcionar a integração social por meio da prática de exercícios físicos.Porém a mídia tem influenciado no lazer e no esporte de forma manipuladora, divulgando apenas o que lhe traz retorno, benefícios e lucros, além de utilizar programas de televisão, competições esportivas e matérias que são agradáveis ao público que sem