SUM RIO
PRIMEIRA PARTE Reflexões sobre o estudo da História da Educação Física e do Esporte no Brasil
Capítulo I – História da Educação Física e do Esporte no Brasil - Panorama, perspectivas e propostas
SEGUNDA PARTE Fontes na Historia da Educação Física e do Esporte no Brasil - Especificidades e possibilidades
Capítulo II – Levantamento de fontes para a História da Educação Física e do Esporte no Brasil – Experiências
Capítulo III – Arte popular e novas possibilidades de estudo da historia da Educação Física e do Esporte
Capítulo IV – Alberto Latorre de Faria: 90 anos de idade (biografias e o estudo da História da Educação Física e do esporte no Brasil)
Capítulo V – O Esporte na imprensa e a publicidade esportiva no Rio de Janeiro do século XIX
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL – PANORAMA, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS –
Qual e como tem sido construída uma possível legitimidade acadêmica para a História da Educação Física e do esporte no Brasil? Como têm se desenvolvido os estudos históricos em nossa área? Não se pode dizer que tais questionamentos sejam novidades. De alguma forma, mesmo que não explicitamente, têm sido discutidos nos Encontros Nacionais e outros espaços dedicados a discutir a Historia da Educação Física e do esporte no Brasil. Tais questionamentos se ligam diretamente a discussões em torno da qualidade de nossa produção, de sua “validade” para compreensão da educação física e do esporte brasileiro, de sua “utilidade” para a compreensão da sociedade brasileira e do espaço que temos construído. Discussões fundamentais para que possamos “correr o risco” de levantar perspectivas; indicadores para sugerir direcionamentos para nossa atuação, na busca de torná-la mais adequada.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE: DIFERENÇAS
Haveria diferenças significativas entre a Educação Física e o Esporte para que suas histórias fossem estudadas separadamente? Ou ambos objetos poderiam ser estudados em uma única abordagem? Tais