ATPS PLANOS E PROJETOS DE INTERVEN O SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL N70
PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
TUTOR PRESENCIAL: EMANUELE MENDES
EQUIPE: ADRIANA FREITAS DE SOUSA - 372142
ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS DUTRA - 386179
FERNANDA PINTO FREITAS - 373386
JAQUELINE FREITAS DE SOUSA - 372014
MARIA CONCEIÇÃO ARAUJO DA ROCHA - 355137
MARIA MARLY VASCONCELOS – 386098
PEDAGOGIA E PROJETOS:
UMA RELAÇÃO TRANSFORMADORA
ACARAÚ – CE, 21 DE ABRIL DE 2015.
O QUE É UM PROJETO NA ESCOLA?
Os processos de ensino-aprendizagem ainda são muito baseados na ideia de que o aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez. (VALENTE, 2002)
O ensino escolar é padronizado – curriculado, ou seja, um conjunto de atividades organizadas para levarem conhecimentos aos alunos. Porem o sistema é repetitivo e rotineiro, e se acomodam alunos e professos no lugar-comum, o que os autores chamam de mecanização.
A criatividade e a inovação trazem luz a educação que nada mais é do que uma busca constante pelo desenvolvimento das faculdades intelectuais e moraes. O projeto de intervenção agrega a ela o fator social, e mais do que lecionar sobre a realidade, possibilita buscar questões reais e conviver com elas, mas sempre tendo em mente a metamorfose social.
Assim, podemos definir o projeto como busca de algo que ainda não se tem, antecipação do desejável; é pensar em algo que ainda não aconteceu. Porem, este tipo de técnica de aprendizagem não está inserido nas grades, mas o professor tem liberdade de inseri-la dentro das possibilidades da escola e da comunidade.
O QUE POSSIBILITAM OS PROJETOS?
a)
Envolvimento dos alunos;
b)
Interação comunidade – escola;
c)
Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe;
d)
Participar do processo de produzir, aprender e criar;
e)
Conhecer as problemáticas da sua comunidade;
f)
Desenvolvimento da criatividade;
g)