a ponte
Tipos de Suicídio:
Suicídio egoísta,
É um ato que se reveste de individualismo extremado. É o tipo de suicídio que predomina nas sociedades modernas e é geralmente praticado por aqueles indivíduos que não estão devidamente integrados à sociedade e geralmente se encontram isolados dos grupos sociais (família, amigos, comunidade, por exemplo).
Suicídio altruísta,
É um ato em que o indivíduo está tomado pela obediência e força coercitiva do coletivo, seja ele um grupo social restrito ao qual pertence ou mesmo a sociedade como um todo. Um exemplo típico de suicídio altruísta é o caso dos soldados japoneses que lutaram na Segunda Guerra Mundial e que ficaram conhecidos como camicases.
Ao lançarem as aeronaves em que pilotavam sobre os inimigos provocando sua própria morte, os camicases japoneses morriam em honra ao imperador, considerado por eles uma divindade. A variante contemporânea do suicídio altruísta são os atos terroristas praticados por fanáticos religiosos e extremistas políticos.
Suicídio anômico,
Representa mais propriamente uma mudança abrupta na taxa normal de suicídio, geralmente marcado por uma vertiginosa ascensão do número de suicídios que ocorrem em períodos de crises sociais (o desemprego, por exemplo) ou processos de transformações sociais (como a modernização).
Causa do Suicídio:
O suicídio e os comportamentos suicidas normalmente ocorrem em pessoas com:
Transtornos de humor (Depressão maior, Distimia e Transtorno bipolar)
Psicoses (Esquizofrenia, Transtorno esquizoafetivo, Transtornos delirantes)
Transtornos de ansiedade (Transtorno de estresse pós-traumático e Transtorno de ansiedade generalizada)
Abuso de substâncias (álcool, tabaco, cocaína)
Demências (como Alzheimer, Demência vascular e Mal de Parkinson).