A Política - Aristoteles
ARISTÓTELES
CURSO DE DIREITO
ÍNDICE
Introdução
1) Livro I – Do Governo Doméstico Do senhor e do escravo Da propriedade e dos meios de adquiri-la Dos poderes marital e paternal
2) Livro II – Do cidadão e da cidade
Do cidadão
Da finalidade do Estado
Da Eugenia e da educação
Das dimensões e da localização da cidade
Das funções e das classes sociais
3) Livro III – Das diversas formas de Governo
Conclusão
Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
Estado é uma sociedade, voltada para o bem de todos é uma sociedade política.
O poder do rei e de um magistrado da República se diferencia do poder de um pai de família.
A distinção seria que um rei governa sozinho perpetuamente, enquanto que um magistrado de República comanda e obedece alternadamente, em virtude da Constituição.
Aristóteles diz que tudo isso é errado dizer, e ele utilizará um método para examinar a questão. Então, irá decompor os elementos do Estado, e examinar cada um deles para chegar a conclusões.
A Política de Aristóteles, embora talvez surpreendentemente, é um dos grandes clássicos da filosofia política, e em que pulsa o gênio aristotélico da apreensão global de uma realidade, foi nesta sua obra genuína que o filósofo verteu o essencial de mais de quarenta anos de investigações que repercutem a sua concepção ampla de ciência política como filosofia das coisas humanas.
LIVRO I
DO GOVERNO DOMÉSTICO
DO SENHOR E DO ESCRAVO
Os Estados são formados de famílias, este é o governo doméstico. Uma família completamente organizada compõe-se de escravos e de pessoas livres. Chamaremos despotismo o poder do senhor sobre o escravo, marital, o do marido sobre a mulher, paternal, o do pai sobre os filhos (dois poderes para os quais o