Relatório Introdução à Engenharia Civil
O presente relatório, referente à construção do muro em “L”, desde o assentamento dos tijolos com argamassa, até a concretagem das vigas, seus processos, como a preparação do concreto, o corte e amarração dos estribos, a montagem da caixaria, entre outros. Tendo como objetivo explicar e orientar a execução de tais processos dentro da Engenharia Civil.
2 CONSTRUÇÃO
Esta etapa faz referência à construção do muro, formado pelos processos de assentamento dos tijolos no número de camadas necessário, preparação da argamassa na proporção ideal, aferição das medidas e proporções pré-definidas, montagem das estruturas de ferro (amarração de estribos), também a montagem das caixarias para a concretagem das vigas e, por fim, o processo de desmontagem das caixas de compensado.
2.1 ASSENTAMENTO
Primeiramente são posicionados os tijolos do canto e das extremidades da base (Fig. 1), mantendo uma distância considerável de dois tijolos entre o da extremidade e seu correspondente do canto.
Figura 1 – Camada da base
Fonte: Autoria própria.
O procedimento seguinte é o assentamento com a argamassa de proporção 1:2:8 (cimento, cal e areia respectivamente); com a colher de pedreiro (Figura 2) coloca-se a mistura na base e nas laterais dos tijolos – sendo que somente nos tijolos do canto que é colocado nas laterais, já que ficarão grudados um no outro.
Figura 2 – Colher de pedreiro
Disponível em: < http://www.archipelagus.com.br/fergral/imagem/imagem_produtos/Produto184_1.jpg>. Acesso em out. 2014.
E então são fixados no chão; com a ajuda do esquadro (Figura 3) mantemo-los alinhados e enquadrados.
Figura 3 – Esquadro
Disponível em: < http://www.carbografite.com.br/upload/produto/SuperZoom/produto188-280.jpg>. Acesso em out. 2014.
Na próxima etapa, as camadas de cima são assentadas (Figura 4), seguindo o mesmo processo da anterior – primeiro os do canto e os das extremidades, porém não