Um chines de bicicleta
UM CHINES DE BICICLETA, DE ARIEL MAGNUS
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
RESUMO 2
CONCLUSÃO 5
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade analisar o livro, “Um chinês de bicicleta, de Ariel Magnus, mostrando assim pontos importantes da história, como um desafio da Universidade Anhembi Morumbi, em levar para os alunos da graduação o hábito da leitura e achar assim pontos que possam ser ligados a matéria aprendida em sala de aula.
O autor, Ariel Magnus de nacionalidade argentina, narra as diferenças sociais, diferentes tipos de cultura, na investigação de um caso de grande repercussão, em muitos momentos fazendo uso dos fatos de maneira bem humorada.
Em muitos momentos é possível identificarmos vários assuntos que foram abortados pelos professores em sala de aula, entre eles estão: o pluralismo jurídico, direitos humanos, dificuldade de acesso à justiça, discriminação, visão dogmática, ignorância, globalização, descrença na justiça, embate cultural, pré-julgamento de pessoas, diversidade, entre outros.
Farei um resumo e análise do livro, tentando assim usar uma linguagem mais simplificada e facilitar a compreensão daqueles que tiverem acesso a esse trabalho.
RESUMO
A história do livro um chinês de bicicleta se passa em Buenos Aires, Argentina, a maioria dos fatos que acontecem durante a história, se passa mais em um bairro onde há uma grande concentração de moradores chineses, podemos assim defini-lo como uma comunidade chinesa, como algumas pessoas costumam chamar.
A história se inicia com uma série de incêndios que acontece pela cidade, em lojas de móveis. O principal suspeito de provocar esses incêndios é o chinês que atende pelo nome de Li, que é preso na madrugada com vários itens em sua mochila que leva a policia naquele momento apontá-lo como o principal suspeito de atear fogo contra as lojas, devido a esses