A politica de assistência social
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Oficina de formação: projeto de intervenção, A realidade Regional e o Serviço Social, Políticas Sociais III, e Cultura, familia e sociedade.
Professores: Amanda Boza Gonçalves, Edna Braun, Maria Angela Santini.
Eunápolis
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por principal finalidade abordar as políticas de assistência social, onde começamos primeiramente a relatar sobre a parte histórica da seguridade social, sendo que a politica de seguridade social é constituída pelas politicas de saúde, assistência social e previdência social.
Falaremos sobre a politica de assistência social, a sua trajetória histórica, a assistência social frente à ofensiva neoliberal e a concepção de assistência social como direito, a Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS.
Nessa discussão, podemos analisar que a assistência social direciona sua discussão para diversos direcionamentos, como: os direitos, a universalização dos acessos e a responsabilidade estatal.
Assim veremos que quando observarmos a LOAS, vislumbraremos perspectivas inovadoras para a política de assistência social, configurando sua inserção no tripé da Seguridade Social, ao lado da Saúde e da Previdência Social, conforme vigente na Constituição Federal. As politicas de proteção social são colocadas mediante ações assistenciais para os que não tem recursos para prover suas necessidades básicas, como a alimentação, tratamento de saúde, invalidez entre outros.
É através da Constituição Federal de 1988, que podemos notar que a seguridade social objetiva assegurar saúde, previdência e assistência onde vamos compreender que o direito se efetiva para a população e os trabalhadores brasileiros adquiriram novos direitos, ampliaram o