POLÍTICA DE ASSISTENCIA SOCIAL
Contagem
2013
RESUMO
O trabalho tem foco nas Políticas de assistência Social e a atuação do Assistente Social dentro dos abrigos em conformidade com as leis voltadas para essa política, assegurada pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), bem como os processos políticos e históricos até a concretização desta lei. Apresenta também a proposta de funcionalidade dos abrigos dentro da conformidade da lei e como se dá o trabalho do Assistente Social nesse local. Para a realização do trabalho foi usado como recurso metodológico a entrevista com a Assistente Social e com a profissional especialista na área de políticas sociais. Foram também coletadas informações de livros, artigo de revistas eletrônicas, e sites específicos. Como resultado o trabalho proporcionou uma maior compreensão das políticas de assistência social e uma visão mais crítica sobre sua aplicação.
Palavras-chave: Políticas de Assistência Social, abrigos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer uma breve apresentação da política se assistência social no Brasil, a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), informando datas, princípios e diretrizes. Como também sua relação com a constituição brasileira, relacionando-a com a prática do Serviço Social, focando nos abrigos. Pretende-se também discutir as negligências que fazem as pessoas buscarem essas instituições e seu papel na vida dos abrigados.
Utilizando como recurso metodológico a entrevista, aproximamos a teoria sobre a Política se Assistência Social da prática, permitindo assim uma maior abrangência de conhecimentos.
2 A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
Sempre houve por parte da população em geral, uma necessidade de oferecer a pessoas mais vulneráveis uma forma de superar a exclusão social e lavar até os mesmos meios que atendam suas