Politicas de assistencia social
RESUMO
O Profissional nas Políticas Sociais, que abordara a intervenção profissional em diversos espaços sócio-ocupacionais, mas manteve-se essência das reflexões contidas na versão original. As normas reguladoras do serviço Social, sobretudo os valores e princípios do Código de Ética Profissional, as atribuições e competências asseguradas na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993), na resolução CFESS 493/06 e nas Diretrizes Curriculares do Serviço Social elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Os profissionais de Serviço Social se reafirmam como trabalhadores comprometidos com a garantia de direitos, desvinculando-se completamente com os significados assistencialistas que a pratica da profissão carregou como marca e reconhecimento ate o evento de reconceituação.
Palavras-chave: Intervenção. Assistência. Seguridade.
1 INTRODUÇÃO
O Assistente Social através de pesquisa e analise de realidade social na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do Assistente Social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
Os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão: Redes de serviços sociais do governo; hospitais; escolas/creches; Centros de Convivência; Administração municipal, estadual e federal; Serviços de proteção judiciária; Conselhos de direitos e de gestão e movimentos sociais.
2 ASSISTENCIA SOCIAL
A Assistência Social é política de Seguridade Social não contributiva, que garante o atendimento as necessidades