A Pessoa Como Sujeito Moral
I. INTRODUÇÃO 2
1. A PESSOA COMO SUJEITO MORAL 3
1.1. DISTINÇÃO DA ÉTICA E MORAL 3
1.2. DISTINÇÃO DA ÉTICA E DA MORAL 4
2. CONCEITO DE PESSOA E SUAS CARACTERÍSTICAS 4
2.1. O QUE É A PESSOA? 4
2.2. CARACTERÍSTICAS DA PESSOA E SUAS DESCRIÇÕES: 5
3. CONSCIÊNCIA MORAL 6
3.1. AS ETAPAS DA FORMAÇÃO MORAL 6
4. NÍVEIS E ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO MORAL DE KOHLBERG 7
5. ACÇÃO HUMANA 10
5.1. DA ACÇÃO AOS VALORES 13
5.2. NOÇÃO DE VALOR 13
5.3. TIPOS DE VALORES 14
5.4. A SUBJECTIVIDADE (OU RELATIVIDADE) E A OBJECTIVIDADE DOS VALORES 15
II. CONCLUSÃO 16
III. BIBLIOGRAFIA 17
I. INTRODUÇÃO
O presente trabalho da disciplina de filosofia visa a abordar aspectos relacionados com a pessoa como sujeito moral, a distinção da ética e moral, o conceito de pessoa e suas características da pessoa e suas descrições: a consciência moral, as etapas da formação moral, os níveis e estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg, a acção humana, da acção aos valores, a noção de valor, os tipos de valores e a subjectividade (ou relatividade) e a objectividade dos valores.
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos ou ethikos” que significa “modo de ser” , “carácter”, e “Comportamentos ”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “mores ou morales” que significa “relativo aos costumes, normas ” e “leis”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no quotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas acções e