ProjetoMonografia ThiagoCorrea pre
1713 palavras
7 páginas
Projeto de MonografiaThiago F. B. C. Corrêa
Matrícula: 1011209
Orientador: Luiz Roberto Cunha
ECO1811 – Monografia I
Abril de 2014
1. Introdução
A Inflação é um termo conhecido mundialmente e nos mais variados tipos de povos, culturas e, obviamente, economias. Sua definição mais básica tem dois tipos de abordagens distintas: enquanto alguns economistas fazem uso do termo para explicitar um aumento geral dos preços de um mercado, outros estudiosos referem-se a mesma como o movimento de expansão monetária da economia, ou seja, mais moeda disponível no mercado.
De uma maneira ou de outra, a inflação representa, basicamente, a perda de poder de compra do dinheiro. Isso se dá através dos muitos efeitos que o movimento inflacionário causa na economia de um país, entre eles a redistribuição de renda, distorções no Balanço de Pagamentos, na formação de expectativas e etc.
Uma derivação do processo de aumento de preços é a chamada Hiperinflação. O conceito, embora muito discutido por especialistas, ainda não é consenso no que diz respeito à sua definição, mas grande parte dos economistas considera um cenário hiperinflacionário como aquele cujas elevações no índice de preços superam os 50% mensais. Tido como um processo relativamente comum no século XX, a hiperinflação tem como caso mais estudado o da economia alemã logo após a 1ª Guerra Mundial, apesar de a ocorrência mais extrema ser a da Hungria, imediatamente após a Segunda Guerra, onde os registros alcançaram casas superioes a bilhões anuais. Além destes, um caso particular foi o da América Latina, a partir do final da década de 1970, no qual diversos países acumularam índices descontrolados de aumento de preços e claros aspectos hiperinflacionários, dentre eles o Brasil.
É justamente do caso brasileiro que tratará esse estudo, buscando abordar as singularidades desse processo, o histórico e as origens dessa inflação, os métodos de combate à mesma, incluido aí os fracassos, e a estabilidade alcançada com o Plano