Respostas Questoes Admiravel Mundo Novo
1. Avalie, de forma comparativa, os valores família, saúde e espiritualidade na obra de Huxley e na forma como previstos na Constituição Federal brasileira.
Na obra de Huxley, o valor família é obsoleto, ultrapassado. Representa uma ameaça ao valor maior da estabilidade, presente na estrutura do Estado. Na ordem constitucional brasileira, a família é a base da sociedade, recebendo proteção especial do Estado, bem como é livre o planejamento familiar, tanto no que toca ao casamento ou à união estável, quanto à decisão de ter filhos.
A saúde é um direito fundamental social na CF/88, sendo concretizada tanto pelo Poder Público – nas esferas federal, estadual e municipal – quanto pelos particulares. Na obra de Huxley, a saúde é garantida desde o precondicionamento genético, onde são selecionados apenas os gametas mais aptos para a fertilização. Os procedimentos envolvidos afastam os riscos de desenvolvimento de doenças ou anomalias congênitas, devido ao avançado estágio da tecnologia sanitária. A saúde mental é garantida por incentivos, por parte do Estado, à prática de esportes, ao lazer, à poligamia e ao consumo da droga “soma”.
A espiritualidade, na CF/88, pode ser desenvolvida livremente, desde que de forma pacífica e não atentatória aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. O art. 5º da CF/88 assegura a liberdade de religião. Na obra de Huxley, a espiritualidade é desenvolvida a partir da entidade “Ford”, a qual representaria Deus para a sociedade apresentada na ficção, fazendo simultaneamente uma alusão ao um dos grandes criadores da mecanização dos processos industriais.
2. Na obra de Huxley, como se apresentam as liberdades fundamentais de desenvolvimento da personalidade e de exercício de atividade econômica ou de profissão? Como o Estado, presente na obra, atua na conformação destas liberdades fundamentais?
Estas liberdades não existem, tendo em vista que as pessoas são