A Pesquisa de Clima Organizacional como Ferramenta para Implantação de Mudanças
ANGÉLICA APARECIDA ALVES ENSIDES
(angelica_ensides@globo.com)
NATHALIA BOSON CISZ
(nathaliacisz@hotmail.com)
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Resumo: Este artigo discorre sobre Clima Organizacional e a aplicabilidade da Pesquisa de Clima Organizacional, como ferramenta de gestão de pessoas embasando as necessidades de mudanças do ambiente de trabalho dentro das organizações, que possibilitam o alinhamento dos objetivos organizacionais aos objetivos dos profissionais que nelas atuam, com intuito de alcançar a satisfação e motivação de todos. Apresentará por onde começar, como levantar as necessidades da implantação da pesquisa, quem deve aplica-la, quem pode avaliar os resultados antes de ir a público e a maneira de divulgar os mesmos aos envolvidos. Inovar e melhorar continuamente reconhecendo a importância das pessoas dentro das organizações.
Palavras Chaves: Clima Organizacional. Implantação de Melhorias. Plano de ação.
1 INTRODUÇÃO
O artigo a seguir apresentará uma situação que ocorre em todas as empresas e que deve ser controlada para que não seja a causa de vários problemas organizacionais. O clima organizacional que está presente em qualquer empresa deve ser tratado com muita atenção. Ele pode ser o motivo de muitos desentendimentos, alta rotatividade, desmotivação e insatisfação pelo trabalho e pelo ambiente de serviço.
Existem três tipos de clima organizacional: bom, prejudicado ou ruim, e todos podem trazer resultados satisfatórios ou não e podem prejudicar o desenvolvimento e o alcance dos objetivos da empresa.
Para que este clima seja avaliado, há uma ferramenta que trará os resultados em estatísticas, para que seja usado em melhorias e mudanças que podem ser: na liderança, em treinamentos, em benefícios, ou de acordo com a necessidade do