Resenha - Tendencias Organizacionais
"Tendências Organizacionais" (BOLETIM SAESP, Sindicato dos Administradores do Estado de SP), publicação da professora Kellyn Telles Cunha, traz informações relevantes à respeito do clima organizacional e sua medição como fator do posicionamento estratégico de uma empresa, e nos deixa um questionamento: “O papel dos profissionais de Recursos Humanos é transferir aos empresários a responsabilidade pela “não” implantação do Clima Organizacional como ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL para o sucesso da organização?”
Retornando ao conceito inicial temos que, o clima organizacional é o reflexo da realidade do ambiente de trabalho em relação aos valores, cultura e comportamentos que existem em uma organização, demonstrando o modo como cada profissional e ao mesmo tempo o conjunto destes, visualizam a empresa, e temos também que, a motivação de uma equipe de trabalho é influenciada pelo clima organizacional e setorial, em seu grau de satisfação e qualidade de trabalho. O clima não é propriamente determinado pelo colaborador, empresa ou liderança, mas cada um é responsável por uma parte, com o tamanho de sua influência.
As dimensões que influenciam em grande parte e diretamente no clima organizacional são: cultura, valores, resistência à mudanças, estresse, liderança e motivação. Estes são os pontos que devem ser tratados com maior atenção e investimento.
Respondendo assim à questão, onde o profissional de Recursos Humanos tem o papel não somente de transferir aos empresários a responsabilidade pela não implantação de um programa especifico voltado ao clima organizacional, mas orientar e prover caminhos, trabalhando em conjunto com a alta direção, para que isso ocorra de maneira satisfatória, com entendimento da necessidade e resultados obtidos com esta iniciativa.
Isso será através da pesquisa de clima e programas específicos para tratar do assunto com maior relevância dentro dos pontos abordados na pesquisa realizada.
A pesquisa