Natureza de Planejamento e Controle
Planejar e Controlar são essenciais quando se fala em operação produtiva, pois uma atividade que requer trabalho constante necessita de gerenciamento para suprir a demanda de seus consumidores.
Atividades incertas, onde inevitavelmente ocorrem imprevistos, são mais difíceis de planejar. Atividades que mantém uma alta proximidade com os consumidores podem ser mais difíceis de controlar. Assim a maneira de planejar e controlar varia de acordo com as necessidades.
O planejamento e o controle adéquam o fornecimento de produtos e serviços com sua demanda seu propósito é a satisfação do consumidor, ou seja, garantir que os processos da produção ocorram de forma eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores.
O planejamento e controle tem o objetivo de programar, coordenar e organizar, assim podendo minimizar erros ou até evita-los, fazendo com que as coisas saiam conforme o esperado.
Suprimento e Demanda:
A natureza do suprimento e da demanda de uma operação influencia nas decisões de planejamento e controle afetando a forma pela qual serão produzidos.
Ambas possuem suas incertezas:
Suprimento: É necessário considerar a incerteza de cada recurso de entrada que gerencia o suprimento, pois necessita de disponibilidade de todos os recursos transformadores e de transformação.
Demanda: Pode ser previsível em algumas operações e imprevisível em outras, possuindo assim incertezas.
Quando a demanda é relativamente previsível, ocorrendo dentro do esperado, é chamada de demanda dependente, quando em alguma ocasião é impossível prever um elemento que afete a operação final é chamada de demanda independente. Ambas estão relacionadas à resposta da demanda.
Os diferentes aspectos do planejamento e controle podem ser vistos como representando a conciliação entre suprimento e demanda. Veja a figura abaixo conforme o livro Administração da Produção.