questionario
1) Baseando-se em uma inspeção visual da vidraria de laboratório situe-se em um dos dois grupos : “mais exatas” e “menos exatas”. Pipeta: essa vidraria é calibrada para medidas precisas de volume de líquido. Tem a pipeta graduada e a volumétrica, sendo esta mais precisa que a graduada.
Bureta: Calibrada para medida precisa de líquidos e permite que o líquido seja escoado de forma controlada.
Balão volumétrico: Usado para preparar volumes de soluções com maior precisão. Na prática realizada pode-se confirmar realmente isso, pois a pesagem foi a com menor erro percentual em relação à proveta e o béquer.
Menos exatas
Proveta: usada para medir e transferir volume de líquidos e soluções (medidas aproximadas, pois não é de muita precisão).
Béquer: é de uso geral, serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitações e aquecer líquidos.
Erlenmeyer: utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reações entre substâncias.
2) Porque é aconselhável fazer mais de uma determinação de cada medida? Realizando várias medições, poderemos compará-las possibilitando assim obter mais certeza e mais precisão de valores, pois as reações químicas são muito fáceis de serem alteradas, já que tudo, inclusive o meio interfere na substancia podendo dificultar a exatidão.
3) A partir dos dados obtidos na prática
Recipiente
Massa da vidraria seca (g)
Massa da vidraria com água (g)
Volume de água d=1g ml-1
Diferença
Erro percentual
Béquer
Proveta
Balão
Estime a exatidão dos vários instrumentos na medição de volumes
4) Discuta a precisão de suas medidas obtidas a partir dos dados obtidos no processo de titulação executado em aula
O processo executado foi:
1. Transfira 3 amostras de 10 mL da solução A para 3 diferentes erlenmeyers.
2. A cada um dos erlenmeyers acrescente