A perspectiva da sociologia como ciência
Administração
Beatriz Emiliano Maciel
5634114468
Atividade Redacional Individual
Ciências Sociais
”A Perspectiva da Sociologia Como Ciência”
São Paulo
2012
Sociologia é o estudo do comportamento social e dos grupos humanos. A influencia das relações sociais nas atividades das pessoas e seu comportamento. Ela tem como objeto de estudo o próprio observador.
Alguns dizem que o objeto de trabalho é uma ciência da sociedade, outros que seu objetivo é o estudo dos fenômenos sociais, das relações humanas, do comportamento etc. Com certeza a sociologia forma a capacidade de criticar de muitas pessoas e isto é bom, mais com a mesma certeza que é uma das formadoras de pensamento, pois a filosofia, e o próprio conhecimento do dia-a-dia trazem muita sabedoria de vida!
Quem começou usando a palavra sociologia foi Augusto Comte, em 1839 que substituiu a expressão física social, passando a designar essa nova ciência, dedicada ao estudo do mundo social. E por isso Comte é considerado o “pai” da sociologia. Alguns aspectos básicos do pensamento de Augusto Comte que foi um pensador da análise sociológica, mas foi também, um autor ligado a uma tradição filosófica que precisou ser superada para que a sociologia pudesse ser estabelecida como disciplina cientifica. Baseando na definição de que a sociologia é uma ciência da sociedade, se apoiando no conselho dos pensadores iluministas do século XVIII, que afirmavam que podemos entender as leis da sociedade humana aplicando os instrumentos da ciência. Augusto Comte foi o fundador do positivismo, que essa teoria partia do principio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente. Assim também, ao ser humano cabe revelar o mundo não existindo a possibilidade de mudá-lo. O objetivo da sociologia para Comte, portanto, é definir o que a sociedade é e não dizer o que ela deveria ser. Karl Marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto as “relações sociais” e a