A historia da contabilidade
Para Sá (1998:42) a contabilidade e a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais das entidades, preocupando – se com as realidades, evidenciais e comportamentos das mesmas.
Jacinto (1990:26) explica que a contabilidade se restringe no estudo do patrimônio, no qual são analisadas as variações que são causadas pelos efeitos das atividades desenvolvidas na empresa.
Na resolução 774 de 16 de dezembro de 1994 do conselho federal de contabilidade (CFC 2000:30) estabelece que na contabilidade objeto é sempre o patrimônio de uma entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações
Quais seus principais usuários e suas necessidades?
De acordo com Gruenfeld (2007) entre usuários da contabilidade destacam – se os investidores que buscam oportunidades de ganhos em diferentes mercados. Quais seus principais usuários e suas necessidades?
De acordo com Gruenfeld (2007) entre usuários da contabilidade destacam – se os investidores que buscam oportunidades de ganhos em diferentes mercados. Quais as características qualitativas das demonstrações contábeis?
De acordo com o comitê de pronunciamento contábil (CPC) as principais características qualitativas obrigatoriamente presentes nas demonstrações contábeis são Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e comparabilidade.
Segundo Freitas as demonstrações contábeis devem ter compreensibilidade de forma que ainda se as informações forem mais complexas, devem ser entendidas por usuários que tenham um razoável conhecimento das atividades econômicas da empresa e da contabilidade, o CPC destaca que não se deve reduzir a complexidade de qualquer matéria com falta de registro.
O pronunciamento diz que as informações são relevantes quando podem influenciar as decisões dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros.
A confiabilidade, Segundo CPC, exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriada possível,